logoliggew bold

                                                    

                                                                   Networking for Communications Challenged Communities:

                                                                   Architecture, Test Beds and Innovative Alliances

Rede para Comunicação em Comunidades Remotas – N4C

Existem muitas regiões que não têm acesso a qualquer tipo de meio de comunicação convencional que as possibilite conectarem-se ao mundo da Internet. Até o acesso via satélite é inexiste em muitas das regiões do Árctico. O projecto redes para comunicação em comunidades de desafio (N4C) tem como objectivo estender o acesso à internet a pessoas, a actividades empresariais e a operações das autoridades nestes locais remotos. Em colaboração com os utilizadores da Lapónia Sueca e da região Kocevje nas montanhas da Eslovénia, o projecto contemplará testes no terreno relativos à arquitectura, design, infra-estrutura e aplicações. Hoje o e-mail e os serviços Web são ferramentas básicas para todos os sectores, o N4C trabalhará para que estes dois serviços se encontrem disponíveis para o maior número de situações possíveis. Também, serão desenvolvidas e testadas aplicações com as seguintes abrangências:

Objectivos do N4C

As regiões remotas são frequentemente vastas e de população dispersa, com uma economia base relativamente pobre, o que torna inviável a instalação das tecnologias de acesso convencionais. Assim, combinando com as imensas distâncias envolvidas significa que a conectividade constante não estará disponível nestas regiões. Contudo, existe movimento de pessoas e transportes nestas áreas, promovendo oportunidades de transporte de dados para essas regiões. O N4C tem como objectivo utilizar as novas tecnologias emergentes nestas áreas remotas para criar uma arquitectura de rede oportunista para explorar as referidas oportunidades de comunicação.

 

 

  

 

 

Plano de trabalho do N4C

Image0003

Inovação

O maior objectivo do N4C é estabelecer uma porta entre a tecnologia DTN e a Internet convencional. Este ponto será crucial para assegurar que os locais de teste do N4C se tornem uma parte de outros futuros locais de testes. Existe uma grande quantidade de informação para ser inserida nos pacotes que podem viajar entre as áreas DTN e a restante Internet, com a mesma naturalidade de viajam entre nós da área DTN.

O SNC e agora o N4C têm como meta proporcionar soluções que permitiram às pessoas acesso à Internet para realizarem negócios, adquirirem competências, manter o contacto com assuntos governamentais e outras organizações e tomar conhecimento de actividades culturais. O N4C irá estender este modelo para o controlo de animais, monitorização ambiental e outras aplicações. As tarefas encontram-se divididas em nove subgrupos.

 

O N4C e o Conceito FIRE do FP7

O conceito de abrangência e a existência de testes no terreno é fundamental para a iniciativa FP7 FIRE.

 

Padronização

As apresentações standard do N4C e os fóruns de interoperabilidade estão actualmente disponíveis e continuaram, especialmente no IETF e no WiMAX fórum.

 

Organização de Coordenação

Luleå University of Technology (LTU)

SE-971 87 LULEÅ

Contacto: Dr. Maria Udén, Gestora de Projecto

 

Organizações Participantes

Albentia Systems, S.A., (ALBENTIA), Spain

Contacto:  Mr. Pablo Vila

 

Universidad Politécnica de Madrid (UPM), Spain 

Contacto:  Dr. Santiago Zazo Bello

 

Intel Performance Learning Solutions Ltd, (Intel), Ireland

Contacto:  Brian Quinn

 

Trinity College Dublin (TCD), Ireland

Contacto: Dr. Stephen Farrell

 

Northern Research Institute Tromsø AS, (NORUT), Norge

Contacto:  Mr. Sigurd Sjursen

 

ITTI Sp. z o.o. (ITTI), Poland

Contacto:  Mr. Krzysztof Romanowski

 

Instituto Pedro Nunes, (IPN), Portugal

Contacto:  Mr. António Cunha

 

MEIS storitve za okolje d.o.o., (MEIS), Slovenia

Contacto:  Dr. Marija Zlata Bonar

 

Tannak AB, (TANNAK), Sweden

Contacto: Ms. Susanne Spik and Ms. Karin Kuoljok 

 

Power Lake AB, (PLAB), Sweden

Contacto:  Ms.Barbro Fransson

 

Folly Consulting Ltd, (FOLLY), UK

Contacto:  Mr. Elwyn Davies